O Mar ao Amanhecer (05/jul/2013)



O Mar ao Amanhecer
(La Mer à l’Aube)
França, 2011
Direção: Volker Schlöndorf 
Elenco: Léo-Paul Salmain, Marc Barbé, Ulrich Matthes, Jean-Marc Roulot,Arielle Dombasle, Jean-Pierre Darroussin, Philippe Résimont, Charlie Nelson, Sébastien Accart
Sinopse: A história real do jovem Guy Môquet, e sua participação na resistência francesa à ocupação nazista no país. Outubro de 1941. No 18º mês de ocupação da França por tropas alemãs, jovens comunistas membros da Resistência matam um oficial do exército alemão a tiros. Em retaliação, Hitler exige a morte de 150 franceses. Os alvos são na maioria jovens que acreditam ter as mesmas convicções políticas dos assassinos. A maioria desses homens é levada a um campo de isolamento para os opositores da Ocupação alemã e um administrador rural francês de 35 anos é convocado a escolher as vítimas. Apesar de um padre da paróquia apelar para a consciência e a sensibilidade moral do povo, tanto o Exército alemão quanto os colaboracionistas franceses seguem cegamente as ordens que receberam.
Duração: 90 min. 
Estreia em: Rio de Janeiro e São Paulo





Comentário:
Mais um filme sobre as maldades nazistas. Apesar do esgotamento do tema, o filme consegue o mínimo: ser correto e bem feito. Concordo que é importante não esquecermos os erros do passado, mas como cinema, talvez seja preciso dar um tempo para conseguir algum ângulo novo para o tema. O próprio Schlöndorff já fez 'O Tambor', que era fresco e original, o que não acontece com este aqui. Longe de ser ruim, é um filme desnecessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário