Boyhood: Da Infância à Juventude (23/out/2014)



Boyhood
(Boyhood: Da Infância à Juventude)
EUA 2014
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater
Sinopse: "Boyhood" acompanha a vida do garoto Mason, dos 6 aos 18 anos, presenciando seu amadurecimento, assim como dos pais e da irmã, utilizando os mesmos atores ao longo de 12 anos de filmagens.
Duração: 165 min.
Site oficial: http://boyhoodmovie.tumblr.com/


Comentário:
Já foram feitos documentários com a mecânica de acompanhar a vida de seus protagonistas ao longo do tempo, mas até onde eu sei, isso nunca aconteceu antes num filme de ficção.
A chance de dar tudo errado num projeto como "Boyhood" era imenso, mas Richard Linklater assumiu os riscos e colheu um resultado avassalador.
A história singela se confunde nostalgicamente com a de todos nós. Contempla o ciclo da vida de uma família pelos olhos de um de seus membros, um garoto que cresce e amadurece diante de nossos olhos.
A escolha de Ellar Coltrane para o papel central não poderia ter sido mais feliz. Além, de carismático e bom ator, ele fica fisicamente cada vez mais parecido com seus pais fictícios, especialmente com o "pai", Ethan Hawke.
O roteiro, muito bem estruturado, não se foca em viradas na trama, reservadas aos tropeços amorosos da mãe, mas na fluidez da vida como ela é. As dores do crescimento são amenas e absolutamente naturais.
Linklater fez um filme simples, mas mostrou sensibilidade ao captar o olhar do garoto, observando seus pequenos dramas, nos transmitindo imediata empatia pelo personagem. Mas talvez seu grande mérito esteja em manter a unidade em meio a tanto material filmado, num trabalho de planejamento impecável.
Num tempo em que a indústria do cinema parece repetir suas fórmulas num moto-perpétuo, "Boyhood" é um sopro de renovação muito bem vindo. 










por Armando Martins - 24/09/2014

Um comentário:

  1. To bem interessado, mas esses filmes muito longos costumam me bodiar. Mas com uma indicação dessas, vou me esforçar!
    Li num lugar aí que Irmãs Jamais do italiano Marco Bellocchio fez isso por 10 anos... mas acho que não fez tanto barulho quanto o Linklater, ousado como sempre!

    ResponderExcluir