Flores Raras (16/ago/2013)



Flores Raras
Brasil, 2013
Direção: Bruno Barreto 
Elenco: Glória Pires, Miranda Otto, Tracy Middendorf, Marcello Airoldi, Lola Kirke, Tânia Costa, Marianna Mac Niven, Marcio Ehrlich, Treat Williams, Anna Bella
Sinopse: A poeta americana Elizabeth Bishop e a paisagista carioca Lora de Macedo Soares vivem um história de amor no Rio de Janeiro da década de 1950. 
A história de amor entre Elizabeth Bishop – a grande poetisa americana que ganhou o prêmio Pulitzer – e Lota Macedo de Soares, arquiteta carioca dos anos 50 que idealizou e supervisionou a construção do Parque do Flamengo.  Ambientado no Brasil dos anos 50, quando a Bossa Nova explodia e Brasília começava a ser construída, a história conta a trajetória inversa dessas duas grandes mulheres.
Bishop – emocionalmente frágil, alcoólatra que passava a vida viajando, sem família e residência fixa – se torna cada vez mais forte à medida que sofre muitas perdas em sua vida.  Lota – otimista, autoconfiante e empreendedora – se torna cada vez mais fraca quando perde o amor de sua vida: Bishop e o controle do seu maior projeto: o Parque do Flamengo.  

Flores Raras é um filme sobre duas culturas, representadas aqui por duas mulheres, que se encontram e fazem da diferença entre elas a força propulsora da sua relação; tudo isso emoldurado e influenciado por uma época riquíssima na transformação das relações humanas.
Duração: 118 min.



Facebook: https://www.facebook.com/floresrarasofilme


















Comentário:
O brilho das duas atrizes centrais apaga qualquer defeito que o filme eventualmente tenha. Otto e Pires em personagens de naturezas opostas, têm interpretações marcantes. Vamos aos problemas, o filme é um pouco mais longo que deveria e falta amálgma no roteiro, que o torne mais coeso e menos descritivo. A despeito de algumas poucas cenas mais elaboradas, como a da chuva que pontua o fim da relação de Lota com Mary, a direção de Barreto é por demais acadêmica. A favor ainda há uma boa direção de arte, que nos transporta fielmente à época retratada; a naturalidade que expõe a relação homossexual e a coragem de colocar na fala de Elizabeth algumas observações críticas sobre a natureza do brasileiro. O saldo é positivo e vale o ingresso.



Veja ainda: 10 Filmes de Glória Pires (clique)




Filmes dirigidos por Bruno Barreto:
2013 Flores Raras (Você Nunca Disse Eu Te Amo) 
2011 Amor em 4 Atos (minissérie de TV)  (episódios: 'Vitrines' e 'Folhetim')
2008 Última Parada 174 
2007 Caixa Dois 
2005 O Casamento de Romeu e Julieta 
2003 Voando Alto 
2000 Bossa Nova 
1998 Entre o Dever e a Amizade (One Tough Cop) 
1997 O Que É Isso, Companheiro? 
1996 Atos de Amor 
1992 O Coração da Justiça (filme de TV) 
1990 Assassinato Sob Duas Bandeiras 
1987 Romance da Empregada 
1986 Além da Paixão 
1983 Gabriela, Cravo e Canela 
1981 O Beijo No Asfalto 
1978 Amor Bandido 
1976 Dona Flor e Seus Dois Maridos 
1974 A Estrela Sobe 
1973 Tati, a Garota 
1971 Emboscada (curta) 
1970 Este Silêncio Pode Significar Muita Coisa (curta) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário