Cabaré Biblioteca Pascal (13/set/2013)



Cabaré Biblioteca Pascal
(Bibliotheque Pascal)
Romênia/Hungria/Alemanha/Reino Unido, 2010
Direção: Szabolcs Hadju 
Elenco: Orsolya Török-Illyés, Oana Pellea, Razvan Vasilescu, Andi Vasluianu, Shamgar Amram
Sinopse: Mona é vendida como escrava pelo próprio pai a um estranho bordel, aonde as prostitutas são forçadas a agir como personagens literários. (1)
A fim de recuperar a custódia de sua filha, que ela deixou sob os cuidados de sua tia clarividente, Mona deve contar a uma assistente social a sua história. Seu relato - e o filme que assistimos - é uma selvagem aventura surreal, em que as pessoas são capazes de projetar e entrar nos sonhos de cada um. Nossa heroína é vendida como escrava e chega a um presunçoso e debochado bordel de Liverpool, onde os clientes escolhem suas fantasias literárias e sexuais com Lolita, Joana d'Arc ou Desdêmona. Elaborado com planos deslumbrantes, efeitos de computação gráfica impressionantes e uma trilha sonora pulsante. O diretor húngaro Szabolcs Hajdu arrisca na fantasia com estilo de sobra. Mas, sob o visual hipnótico, se esconde a história muito humana de uma mulher que usa fantasia para amortecer a dor da vida. (2)
Duração: 111 min.





Comentário:
Um filme diferente, que no fundo é sobre uma mulher de origem cigana, que fantasia até os fatos ruins da vida, para torná-la mais suportável. Curioso que mesmo suas fantasias são dolorosas e pessimistas. Destaque para a boa interpretação de Orsolya Török-Illyés e para a direção de arte. O lado negativo é para o roteiro que não dosa bem as sequências, estendendo demais algumas e resumindo outras que não deveria. Falta mágica, mas na média, vale a pena conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário